Prezar pela produção rastreável e alinhada com as recomendações de segurança e proteção ao meio ambiente, é valor intrínseco da Gencau
Os Produtores e Rastreabilidade
A Gencau acredita que o produtor rural é o verdadeiro responsável pela complexidade de aroma e o sabor propiciado na amêndoa de cacau.
O zelo iniciado com a seleção das melhores variedades de plantas, a colheita no tempo correto, fermentação criteriosa e a secagem natural finalizando o beneficiamento, elevam o cacau para além da condição de commodity.
Todo esse esmero deve ser reconhecido. O modelo de relacionamento vigente na cadeia produtiva do cacau é formado por soluções que infelizmente perpetuam na família do campo miserabilidade e incerteza em relação a novas gerações produtoras de cacau. A Gencau por meio de seu processo de compra direta, possibilita uma remuneração mais justa ao produtor e consegue identificar cada um, lote por lote de cacau adquirido, garantindo rastreabilidade em todos os produtos finais.
Meio Ambiente, Comunidade e o Código de Conduta
Incontestavelmente a cultura do cacau exerce papel único ao conciliar produção comercial com preservação da floresta, uma simbiose necessária para desenvolvimento econômico do cacaueiro, mas também colaborativa à perpetuação da biodiversidade.
A Gencau ao reconhecer a importância da lavoura, tanto social quanto para manutenção do meio ambiente, é taxativa em adquirir cacau de propriedades legalizadas, livre de condições irregulares de trabalho e com produção exclusiva em áreas de lavoura comerciais, fora do perímetro de preservação ou reservas indígenas.
Com o Código de Conduta Para Fornecedores Gencau – celebrado com o produtor, a empresa efetua visitas periódicas em seus fornecedores para atestar condução da propriedade, verificando relações adequadas de trabalho, livres de queimadas e desmatamentos recentes, dentre outros requisitos mandatórios para realização de novos negócios.
É Missão cravada no DNA Gencau: ser, juntamente a produtores, “a melhor e mais inovadora fabricante global de derivados de cacau (...)
A Gencau entende que o modelo de relacionamento predominante na cadeia produtiva do cacau é formado por soluções cômodas e predatórias, que infelizmente perpetuam na família do campo miserabilidade e incerteza em relação a novas gerações produtoras de cacau.
Para possibilitar que os investimentos em Inovação e Infraestrutura do Estado da Arte resultem em produtos superiores, com excelência sensorial, versatilidade em aplicações e garantia aos consumidores de um produto verdadeiramente sustentável, a Gencau busca continuamente alinhar suas ações aos três elementos fundamentais da Estratégia de Sustentabilidade, MEIO AMBIENTE, PRODUTOR RURAL e COMUNIDADE, de modo proporcionar a contínua geração de valor econômico social e ambiental.
100% do cacau adquirido possui origem comprovada física e fiscalmente. Para a Gencau, rastreabilidade não faz parte de um programa restrito a algumas propriedades, é uma condição inerente à sua originação e reconhecimento da importância do produtor
Com maquinário de ponta nas três plantas (Pará, Bahia e São Paulo), a Gencau se orgulha de ser a única indústria processadora de cacau sem combustível fóssil em sua linha de produção
Os produtores devem ser signatários do Código de Conduta do Fornecedores Gencau, comprometem-se a não produzir em áreas de reserva e autorizam visitas surpresa para auditoria
A Gencau investe na contratação e treinamento de mão de obra local, desde funções operacionais até lideranças, além de elevar o patamar salarial em relação à média da localidade onde está inserida
É condição inegociável a não presença de crianças em área de produção agrícola (presente no Código de Conduta), adicionalmente, para acessar o prêmio de “Família no Campo”, é mandatório em propriedades com crianças em idade escolar, seja apresentado o comprovante de matrícula, e no caso de crianças menores de 4 anos, o cartão de vacinação atualizado